HolosCi(u)dad(e)

A obra processual e performativa HolosCi(u)dad(e) constitui-se enquanto acontecimento poético, objeto sonoro, interface e dispositivo intensificador de experiência, resultante da geração de  combinações de sons que derivam e desdobram-se em tempo real a partir de um conjunto de frases sonoras em permanente mutação e hibridização. Agenciadas por algoritmos genéticos, articulam diferentes  sonoridades urbanas captadas em diversas regiões do mundo, em performance também luminosa visual em Paredão automotivo e em espaço expositivo.

Produzida por artistas e pesquisadores  vinculados ao projeto ibero americano Observatório de Arte Digital y Electrónica,  ativado durante a Residência Artística Ecossistemas Transversais e Conectividade – Holos, realizada no contexto do V SIIMI no Media Lab UFG, 2018, a obra colaborativa tem curadoria de Lilian Amaral,  coordenação de Laurita Salles e co-participação de uma rede de investigadores no campo da arte computacional. Documenta os contextos sonoros do Brasil – Brasília, Goiânia, São Paulo;  Colômbia – Bogotá; Uruguai – Montevidéu; Espanha – Valência e China.

Envolvendo a temática Corpocidade, o que te conecta? configura-se como invenção de um lugar utópico, multifacetado e em transformação. Propõe novos formatos de produção e circulação em uma cultura de rede orientada para a inteligência distribuída. Surge a partir de um processo  que emerge de um fazer  co-autoral compartilhado em rede, como um organismo vivo e em permanente co-elaboração. HolosCi(u)dad(e) centra-se no trabalho de co-pesquisa, co-design e opera a partir das concepções da Geopoética dos sentidos, da pesquisa em  artes, das práticas artísticas em territórios específicos, de memórias e imaginários como campos políticos, articulando cartografias urbanas e humanas, patrimônio cultural e os meios tecnológicos em contexto ibero-americano.

Artigo: HOLOSCI(U)DAD(E) Ecossistemas Transversais e Conectividade em Contextos “Glocais”

Lilian Amaral – MediaLab UFG – BR Laurita Salles – UFRN – BR

Artigos #17.ART:
https://art.medialab.ufg.br/p/27428-17-art-2018 

https://art.medialab.ufg.br/

 

 


 

 

REDE DE REDES  CO-ELABORATIVAS
Lilian Amaral

COORDENAÇÃO CO-PESQUISA

HOLOSCI(U)DAD(E)

Curadoria Compartilhada

Lilian Amaral

Produção geral

Laurita Salles

Artistas co-autores
Laurita Salles Cleomar Rocha
Lêda Guimarães Wilder Fioramonte
Suzete Venturelli Antenor Ferreira
Lilian Amaral Ingrid Ambrogi
Marcos Umpièrrez Daniel Argente
Marcos Gimenez Liliana Fracasso
Francisco Cabanzo Jorge Diáz Mitajira
Bia Santos Emilio Martinez
Josep Cerdá e equipes