7 enero, 2019

Apresentación

Conector – CorpoCidade: O que (te / nos) conecta?

HolosCi[u]dad[e] busca propor e analisar experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea, no atual contexto de espetacularização urbana, buscando articular  linhas de abordagem que costumam ser tratadas separadamente: das práticas artísticas em perspectiva relacional, apreensão critica à experiência estética-corporal urbana.

Tomando a noção de experiência como princípio norteador desta investigação metodológica processual, pretende-se focalizar as práticas artísticas em contexto, em campo,  expandindo seu significado e alcance numa concepção de processo de metacartografia multisensorial, como possibilidade crítica propositiva.

Entende-se cartografia multisensorial como um processo de apreensão do objeto – neste caso, as cidades contemporâneas-  pelo sujeito, instaurado por uma dinâmica relacional corporal direta.

HolosCi[u]dad[e] configura-se como primeiro desdobramento co-elaborativo, no âmbito da co-criação, co-pesquisa no campo da arte, ciência e tecnologia, a partir de elementos audiovisuais / multissensoriais que estabelecem conexão entre os diversos núcleos de pesquisa internacional interligados por meio das Redes, Observatórios e MediaLabs distribuídos e atuantes em contexto ibero americano.

O dispositivo norteador do projeto funda-se na concepção Holos, proposta pelo artista e pesquisador uruguaio Daniel Argente, propositor do Observatório Iberoamericano de arte digital e eletrônica/UDELAR. HolosCi(u)dad(e) se apropria de estrutura / plataforma – Paredão” – “Dispositivo intensificador de Experiências”, proposta de pesquisa em âmbito de Pós-Doutorado realizado pela artista e pesquisadora Laurita Salles./ UFRN.

HolosCi[u]dad[e] é uma proposta de co-pesquisa, co-elaborativa e processual, coordenada por Lilian Amaral/ MediaLab UFG, artista visual, pesquisadora e curadora no campo das práticas artísticas, ciência, tecnologia e patrimônio cultural em contexto ibero-americano, articulando redes investigativas – Observatórios e MediaLabs,  potencializando a internacionalização da pesquisa e da prática poética na América Latina e contexto europeu,  desde 2008.

 

HOLOSCI[U]DAD[E]

Brasil + Colombia + Espanha + Uruguai + China

HolosCi[u]dad[e] – projeto de pesquisa internacional em processo. Derivação da Residência Artística ECOSSISTEMAS TRANSVERSAIS E CONECTIVIDADE – HOLOS, proposta pela Pesqusiadora e Artista visual Lilian Amaral junto ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG no contexto do IV SIIMI – Simpósio Internacional de Inovação e Mídias Interativas, Goiânia, 2018. Intercâmbio investigativo e poético entre artistas pesquisadores e alunos de programas de pós-graduação em arte, cultura visual e tecnologia oriundos de contextos iberoamericanos.

RESULTADOS

  1. Apresentação dos resultados parciais no 17º. Simpósio Internacional de Arte e Tecnologia, UnB/UFG.
  2. Exibição da obra HolosCi)u)dad(e) na mostra EmMeio #10 ,Brasília, Museu Nacional da República.
  3. Exibição da obra HOLOS | HUELLA, organizada pelo IENBA/ALC, UDELAR, Uruguai.
  4. Difusão em redes sociais e plataformas. Publicações científicas.
  5. Co-pesquisa, co-criação, curadoria colaborativa implicando arte, ciência, tecnologia , memória e território em contexto ibero-americano.